Para o funcionamento da identidade visual do Governo da República de Portugal são definidas três paletas cromáticas.
A paleta principal corresponde às cores verde (Pantone 342), vermelho (Pantone 485) e amarelo (Pantone 109). Deve ser utilizada em todas as situações de comunicação global do Governo da República.
A paleta complementar é composta por preto e branco.
A paleta secundária compreende uma gama de tons auxiliares. Destina-se a ser utilizada no desenvolvimento da comunicação, sempre que ela disser respeito a programas, notícias ou apresentações relacionados com as distintas áreas do Governo.
Sobre fundos brancos, coloridos ou de imagem, deve procurar-se o contraste necessário no texto, para garantir a melhor leitura.
Sobre fundos brancos, coloridos ou de imagem, deve ser usada a versão do logótipo (a branco, cor ou tom) que proporcione o contraste necessário e garanta a melhor leitura.
Sempre que a marca ou a tipografia forem utilizadas a preto e branco, deve ser aplicado o contraste máximo.
Sobre as imagens devem ser sempre utilizadas cores que criem contraste e garantam a legibilidade.
As cores do logótipo, definidas pela Paleta Principal, não podem ser alteradas. Sobre fundos coloridos ou sobre imagem não podem ser experimentadas quaisquer outras combinações de cores.
As paletas cromáticas contemplam reduções de opacidade (35% e 70%) e de trama (35% e 70%). Esta ampliação cromática de cada cor permite um conjunto de declinações que contribui para a harmonização visual e o desenvolvimento da comunicação.
Em função do formato e situação de comunicação, estão previstas as seguintes articulações de tons secundários, sempre declinadas a partir de uma cor base.
Quando sobreposto a uma cor base e aos tons secundários reduzidos por opacidade, o texto é utilizado a branco.
Nas situações de aplicação de texto sobre os restantes tons secundários devem ser seguidas as indicações representadas.
Sobre branco, o texto é utilizado na cor base.
Quando sobreposto a uma cor base e aos tons secundários reduzidos por opacidade, o logótipo é utilizado a branco.
Nas situações de aplicação do logótipo sobre os restantes tons secundários devem ser seguidas as indicações representadas.
Sobre branco, o logótipo é utilizado na versão principal (colorida).
A comunicação global do Governo da República deve utilizar preferencialmente o verde (Pantone 342) e o vermelho (Pantone 485), compreendendo também as suas reduções de opacidade. Complementarmente prevê-se uma escala de cinzas (bem como preto e branco) e uma paleta de cores para destaques.
Na comunicação de programas, notícias ou apresentações relacionadas com as distintas áreas do Governo, deve ser utilizada a paleta cromática secundária, compreendendo também as suas reduções de opacidade.
A seleção de uma cor análoga para associar ao uso de imagem, deve partir da recolha de uma amostra de cor predominante nessa imagem. A partir dessa amostra será escolhido o tom mais apropriado dentro da paleta cromática.
A seleção de uma cor contrastante para associar ao uso de imagem, deve partir da recolha de uma amostra de cor predominante nessa imagem. A partir dessa amostra será escolhido o tom mais contrastante dentro da paleta cromática.