O logótipo deve ser alinhado no canto inferior esquerdo dos formatos, de modo a privilegiar as zonas superiores para a disposição de conteúdos.
Sobre fundo plano de cor ou sobre imagem, o texto deve ser utilizado a branco e alinhado superiormente à esquerda. Sobre blocos de cor, deve ser igualmente utilizado a branco e disposto como indicado.
Sobre fundo plano de cor ou sobre imagem a cheio, o texto deve ser utilizado a branco e alinhado superiormente à esquerda. Sobre blocos de cor, deve ser igualmente utilizado a branco e disposto como indicado.
A grelha que organiza as composições deriva das proporções da bandeira de Portugal e contempla dois formatos, horizontal e vertical.
O formato horizontal divide-se em cinco colunas verticais e quatro barras horizontais. O formato vertical divide-se em cinco barras horizontais e quatro colunas verticais.
Composições preferenciais.
Para o alinhamento inferior esquerdo do logótipo, deve ser respeitada uma margem esquerda e inferior correspondente ao diâmetro do círculo presente no seu elemento iconográfico.
A medida das margens esquerda e inferior definida para a colocação do logótipo deve ser aplicada aos limites de cada secção, em qualquer composição, dispondo-se os conteúdos no seu interior.
Nos formatos verticais, definem-se cinco barras horizontais para a inserção de conteúdos, hierarquizadas do topo superior para o inferior.
Nos formatos horizontais definem-se cinco colunas verticais para a inserção de conteúdos, hierarquizadas da esquerda para a direita.
Nestas composições devem ser evitadas mais de três hierarquias distintas, devendo sempre ser garantido contraste suficiente entre título e corpo de texto.
Não são permitidas utilizações que desrespeitem as normas definidas para margens, alinhamento ou orientação do texto, entre outras que se exemplificam.
Em função da grelha adotada estabelece-se o funcionamento de blocos gráficos. No interior de cada um devem ser respeitadas as margens estipuladas.
Cada mancha de texto deve estar contida no interior de um bloco gráfico, sendo que as margens no interior de cada bloco devem ser escrupulosamente respeitadas.
Não devem ser conjugados blocos verticais com blocos horizontais.
Os elementos básicos e a sua colocação no layout para comunicação via rede social no formato 9:16 são, por ordem de relevância: Logótipo, na faixa superior, alinhado à direita e ao centro; Entrada de texto, na segunda faixa, alinhado à esquerda; Texto alargado,
na terceira faixa, alinhado à esquerda; Categoria, na primeira faixa, alinhada verticalmente com o logótipo e horizontalmente à esquerda; Oráculo, na faixa inferior e metade da seguinte, alinhado à esquerda; Área reservada para texto ou infografia, nas três faixas inferiores, organizando-se em duas colunas; e finalmente Legendas H1 e Legendas H2, na segunda faixa a contar da inferior, ambas alinhadas ao centro.
Os elementos básicos e a sua colocação no layout para comunicação via rede social no formato 16:9 são, por ordem de relevância: Logótipo, alinhado ao topo e à direita, consoante as margens; Entrada de texto, na segunda faixa a contar do topo, com dois blocos a ocupar as duas primeiras colunas e as duas últimas colunas; Categoria, alinhada à esquerda e ao topo; Legenda, na faixa inferior, alinhada ao centro da página e do bloco; Oráculo, na faixa inferior, ocupando as duas primeiras colunas, alinhado à direita; e área reservada para texto ou infografia, nas duas últimas colunas, alinhado à direita e à faixa inferior.
A assinatura em portais governamentais deve ser colocada no topo da página, num cabeçalho com a altura de 60px. O logótipo deve ser alinhado à esquerda, com margem superior e inferior de 20px.
As infografias devem ser representadas como gráfico de colunas, utilizando até três tons de uma cor, para distinguir as informações e valores consoante a quantidade ou relevância.